top of page

Minicursos, Oficinas e ST´s

Minicurso I
AS IDENTIDADES EM TRÂNSITO NA OBRA NOLLIANA
Ministrante: Profa. Ma. Bia Crispim de Almeida (PPgEL/UFRN)

Ementa: O objetivo deste minicurso é fazer uma análise sobre o processo de escrita de João Gilberto Noll focando na construção do narrador personagem e seu trânsito identitário. Para tanto propomos uma aproximação entre a teoria do neobarroco de Severo Sarduy (1979), e a esquizoanálise de Deleuze e Guattari (2014). Propomos uma análise sobre a escrita ficcional de Noll, especificamente acerca dos narradores personagens, personagens e/ou enredos destacando a suas transitoriedades. Destacaremos ainda as novas formas de “organização” e concepção, construídas dentro de um processo barroco de mutações, fluxos, instabilidades, rupturas, fragmentações, intensidades e transitoriedades.

Participantes: 5o

​Modalidade: remota

Data: 05 de abril de 2022

início - 08h / término 12h 

Minicurso III
VAMOS PREPARAR A CASA,
QUE RACHEL VAI CHEGAR

Ministrante: Prof. Me. Ciro Oliveira Ferreira (UERN)
Ementa: Vivência de estratégias de leitura literária em sala de aula, a partir de textos da autora cearense Rachel de Queiroz, entre eles o poema, o conto, a crônica e trecho de romance. Paralelamente, discutiremos acerca das etapas e da importância do processo de planejamento para a condução dos momentos de leitura dos textos literários em sala de aula, assim como da importância de se entender qual o tipo adequado de leitura a ser realizada com cada texto.

Participantes: 50
​Modalidade: remota

Data: 05 de abril de 2022

início - 08h / término 12h 

Oficina II
OFICINA DE CONTOS
Ministrante: Escritora  Wellytânia Thais (UERN) 
Ementa: A oficina de contos tem o objetivo de propiciar ao participante a escrita de um conto autoral, da ideia ao primeiro rascunho. Para isso, tratará das principais características do gênero, quais elementos o compõem, dos diferentes tipos de contos, bem como de técnicas de escrita criativa que possam facilitar o processo de construção dos personagens, do enredo e de outros elementos. Além disso, traz uma análise de contos da professora e escritora Conceição Evaristo.

Participantes: 15
Modalidade: presencial: 05 de abril de 2022

Data: 05 de abril de 2022

início - 13h30 / término 16h30

Local: FALA / Sede I

Simpósio Temático I
HERDEIROS DA INTROSPECÇÃO: A FICÇÃO BRASILEIRA PÓS 64
Coordenação:  Prof. Dra. Antonia Marly Moura da Silva (GELINTER/UERN), Prof. Dr. Francisco Aedson de Sousa Oliveira (GELINTER/UERN) e Profa. Dra Maria Aparecida da Costa (UERN)

Ementa: A ficção introspectiva, delineada através de estados mentais subjetivos e simbólicos de seus protagonistas, marcada pelo esvaziamento inovador da figura que narra, foi prestigiada pelos primeiros modernistas, “cujos arrimos foram sempre a memória e a autoanálise” (BOSI, 1975, p. 21). Na contemporaneidade, sob o prisma da incerteza e de percepções obstruídas, a literatura brasileira revela a complexidade da vida, dando vez a variadas interpretações, mesmo “que o leitor tropece em juízos alheios, esbarre nos próprios preconceitos, que ele estreite os olhos para enxergar melhor, percebendo que também inventa aquilo que não consegue distinguir”, como ressalta Dalcástagne (2001). A partir desse pensamento, a proposta central do Simpósio é provocar um debate teórico e crítico acerca da literatura introspectiva, de modo a avançar em discussões sobre a crise do narrador, tendo como marco temporal a ficção pós-64. Nesse sentido, consideramos oportunas comunicações que situam novos escritores nessa linhagem formal e temática, discutindo sobre as variadas vozes ficcionais.

Participantes: verificar na aba ST,s e Normas

Modalidade: remota

Data: 07 de abril de 2022

Sessão 1: início - 13h30 / término 16h30

Sessão2: início - 19h / término 21h30

Minicurso II
GÊNEROS ORAIS NA SEMANA DE ARTE MODERNA: ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SEMINÁRIO ACADÊMICO
Ministrantes: Profa. Dra. Edmar Peixoto de Lima (UERN) e
Anadja Jeane da Silva

Ementa: O papel da oralidade na Semana de Arte Moderna, considerando as referências literomusicais constitutivas do movimento. Preceitos teórico-metodológicos na organização do gênero oral, evidenciando suas características na vinculação com as manifestações vanguardistas. Processo organizacional do seminário acadêmico, objetivando observar os elementos envolvidos nas composições literomusicais. As relações materializadas entre as modalidades escrita e oral na construção do gênero, na tentativa de estabelecer as particularidades. Aspectos argumentativos no contexto de apresentação do seminário, evocando o papel da construção oral do sujeito. Etapas de planejamento e de execução da atividade com o objetivo de demonstrar a necessidade de preparação do gênero seminário.

Participantes: 50

​Modalidade: remota

Data: 05 de abril de 2022

início - 08h / término 12h 

Oficina I
LIVRO CARTONERO: POEMAS MODERNISTAS EM SUPORTE ALTERNATIVO
Ministrante: Profa. Ma. Maria Aparecida de Almeida Rego (IFESP)

Ementa: As editoras cartoneras surgiram em 2003, em Buenos Aires e já se expandiram para todos os continentes. Têm como objetivo publicar livros de qualidade literária a baixo custo, promover a difusão e circulação da literatura com a participação de diversos setores da sociedade no processo de produção e democratização do texto. Suas principais características são trocas culturais, autonomia, aproximação entre a vida social e a arte, dentre outras (LIMA, 2009). A produção de capa cartonera é feita com papelão que se transforma em material artístico a partir da criatividade e sensibilidade dos autores, num processo de produção literária lúdica e envolvente (MACHADO, 2017). Nessa perspectiva, esta oficina será realizada em dois momentos. No primeiro, faremos uma exposição dialogada com utilização de slides sobre a origem e história das editoras cartoneras, intercalando com vídeos de alguns projetos desenvolvidos em outros países e no Brasil. No segundo momento, o grupo terá contato com uma coletânea de poemas modernistas brasileiros dos anos 1920 e 1930 em formato cartonero e fará a confecção das capas com uso de papelão. Cada cursista ficará um exemplar da coletânea.

Participantes: 15

​Modalidade: presencial

Data: 05 de abril de 2022

início - 13h30 / término 16h30

Local: FALA / Sede I

Oficina III
“AMBIENT’ARTE-SE”
Ministrante:  Artista Plástica Meire Araújo (UERN)

Ementa: Arte e meio ambiente: reciclando ideias.

Partindo da necessidade constante de cuidar do meio em que vivemos, e de manter sempre a arte incluída em nossas experiências vitais é que esta oficina foi pensada. O objetivo é realizar um trabalho teórico e prático que venha a discursar sobre a produção de itens, a partir de materiais reciclados, que seriam descartados, visando um produto final artístico e sustentável. Iniciando, serão apresentados slides referentes à temática. Na sequência, uma roda de conversa sobre textos da escritora Carolina Maria de Jesus. E, para finalizar, o desenvolvimento da parte prática em si. O propósito é que ao término da oficina todos os participantes tenham experienciado e apreendido, ideias e ideais para coexistir num mundo onde o meio ambiente, a arte e o ser humano vivam harmonicamente, e assim perceber que podemos agir de maneira concreta para esse bem.

Participantes: 15

Modalidade: presencial

Data: 05 de abril de 2022

início - 13h30 / término 16h30

Local: FALA / Sede I

Simpósio Temático II
QUE FACES TEM CLARICE? DA CONSCIÊNCIA À BUSCA PELA SIGNIFICAÇÃO DA PALAVRA
Coordenação:  Profa. Mnda. Daryjane Pereira Costa (PPCL-UERN), Prof. Me. Will Wanderkelly de Freitas RIbeiro (DLV/CAPF/UERN) e Profa. Ma. Miriam Firmino da Silva Paiva (UERN)
Arte evento 2022 retangular capa.jpg

Ementa: No Brasil, a Semana de Arte Moderna em 1922 nos apresentou o alavancar de diferentes nomes da literatura nacional, o surgimento de uma nova forma e expressão de se fazer literatura. Visto isso, o modernismo nos traz para perto das diferentes faces que a escritora brasileira e modernista, Clarice Lispector, apresenta por meio da significação das palavras. A escritora apresenta-se em diferentes perspectivas, sobretudo, com faces que se voltam a uma autora exilada, judia, mulher, paracolonial e com uma consciência digna de ser exibida por meio das palavras. Diante disso, este simpósio visa acolher propostas que refletem sobre o colonialismo, pós-colonialismo, decolonialismo e as outras múltiplas abordagens teóricas dos diferentes textos clariceanos. Espera-se que o simpósio eleve as diferentes faces clariceanas, revelando a consciência viva e feroz da ficcionista por meio das palavras.

Participantes: verificar na aba ST,s e Normas

Modalidade: remota

Data: 07 de abril de 2022

Sessão 1: início - 13h30 / término 16h30

Sessão2: início - 19h / término 21h30

bottom of page