Simpósios Temáticos e Comunicações Orais
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL EM
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
IMPORTANTE: OS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS SERÃO REALIZADOS NA MODALIDADE REMOTA
VERIFIQUE NAS TABELAS ABAIXO AS SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ORAL, SEUS TÍTULOS, SUAS AUTORIAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÕES. SESSÕES PARA PESSOAS INSCRITAS COM APRESENTAÇÃO EM STs e CONVIDADOS DAS RESPECTIVAS COORDENAÇÕES. As coordenações receberão a instrução (por e-mail) sobre abertura de sala e compartilhamento do link com comunicadores orais até 06 de abril de 2022.
SIMPÓSIO TEMÁTICO I
HERDEIROS DA INTROSPECÇÃO: A FICÇÃO BRASILEIRA PÓS 64
A ficção introspectiva, delineada através de estados mentais subjetivos e simbólicos de seus protagonistas, marcada pelo esvaziamento inovador da figura que narra, foi prestigiada pelos primeiros modernista, “cujos arrimos foram sempre a memória e a auto-análise” (BOSI, 1975, p. 21). Na contemporaneidade, sob o prima da incerteza e de percepções obstruídas, a literatura brasileira revela a complexidade da vida, dando vez a variadas interpretações, mesmo “que o leitor tropece em juízos alheios, esbarre nos próprios preconceitos, que ele estreite os olhos para enxergar melhor, percebendo que também inventa aquilo que não consegue distinguir”, como ressalta Dalcástagne (2001). A partir desse pensamento, a proposta central do Simpósio é provocar um debate teórico e crítico acerca da literatura introspectiva, de modo a avançar em discussões sobre a crise do narrador, tendo como marco temporal a ficção pós-64. Nesse sentido, consideramos oportunas comunicações que situam novos escritores nessa linhagem formal e temática, discutindo sobre as variadas vozes ficcionais.
COORDENAÇÃO:
Prof. Dra. Antonia Marly Moura da Silva (UERN)
Prof. Dr. Francisco Aedson de Sousa Oliveira (UERN)
Profa. Dra Maria Aparecida da Costa (UERN)
E-mail de contato e para envio de Comunicações Orais:
APRESENTAÇÕES DE COMUNICAÇÕES ORAIS
Sessão 1 – 07 de Abril de 2022 – Quinta-feira de 13h30 às 16h30.
SIMPÓSIO TEMÁTICO II
SIMPÓSIO TEMÁTICO II
QUE FACES TEM CLARICE? DA CONSCIÊNCIA À BUSCA PELA SIGNIFICAÇÃO DA PALAVRA
No Brasil, a Semana de Arte Moderna em 1922 nos apresentou o alavancar de diferentes nomes da literatura nacional, o surgimento de uma nova forma e expressão de se fazer literatura. Visto isso, o modernismo nos traz para perto das diferentes faces que a escritora brasileira e modernista, Clarice Lispector, apresenta por meio da significação das palavras. A escritora apresenta-se em diferentes perspectivas, sobretudo, com faces que se voltam a uma autora exilada, judia, mulher, paracolonial e com uma consciência digna de ser exibida por meio das palavras. Diante disso, este simpósio visa acolher propostas que refletem sobre o colonialismo, pós-colonialismo, decolonialismo e as outras múltiplas abordagens teóricas dos diferentes textos clariceanos. Espera-se que o simpósio eleve as diferentes faces clariceanas, revelando a consciência viva e feroz da ficcionista por meio das palavras.
COORDENADORES:
Profª Mnda. Daryjane Pereira Costa (PPCL-UERN)
Prof. Me. Will Wanderkelly de Freitas RIbeiro (DLV/CAPF/UERN)
Profª. Ma. Miriam Firmino da Silva Paiva (UERN)
E-mail de contato e para envio de Comunicações Orais: costa.daryjane@gmail.com